Segunda feira - 24 de dezembro de 2012

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 67-79

Naquele tempo, Zacarias, pai de João Baptista, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo e nos deu um salvador poderoso na casa de David, seu servo. Assim prometera desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos Profetas, que nos libertaria dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; que teria compaixão dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai: que nos concederia a graça de O servirmos um dia sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação, pela remissão dos pecados; graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz».


Zacarias, o pai de João Baptista, faz uma série de afirmações que me deixam confuso. Fala de salvação, de aliança, de juramento, de poder, de inimigos, de misericórdia, de remissão. “Ena! Que linguagem tão pouco usada por mim!” Dá a sensação de começar o livro a meio e de não compreender o sentido da história.
Será mesmo verdade? Para entender estas palavras de Zacarias tenho mesmo de fazer montes de perguntas que me permitam compreender o que está para trás e que povo é esse que estava tão necessitado de salvação? Quem me responderá a estas perguntas? A BÍBLIA? Alguém me quer ajudar a pesquisar?

Teófilo Júnior




Ouvir o Evangelho


Missa da Vigília

Evangelho segundo S. Mateus 1, 18-25



O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.


No meu viver como acolho a visita de mensageiros do bem e da paz?
Rute Júnior


Por amor de Sião não me calarei,
Os tempos estão completos agora,
Tempos de salvação para toda a grei,
Justiça no horizonte de nova aurora.

Deus sonhou sempre a nossa libertação,
Libertou o povo da terra do Egipto,
Terra associada ao domínio e opressão
No horizonte o Libertador: Jesus Cristo!

O esperado de tantas e tantas gerações,
De Abraão até José, esposo de Maria
Da qual nasceu Jesus…E em nossos corações
Nasce também; tempo de celestial alegria.

Tudo isto para cumprir as Escrituras,
A profecia que a voz de Mateus atesta:
A Virgem concebia; de entranhas puras
Deus na terra; plenitude divina em festa.

Teófilo Minga, fms