Quarta feira - 28 de novembro de 2012

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 21, 12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».


Ó Jesus, as tuas palavras são de uma firmeza tal, que me fazem sentir confortável na escola e nos meios que frequento. É espantoso como não sinto medo pelo facto de alguns dos meus conhecidos gozarem comigo por me ter decidido a conhecer quem Tu és: o que dizes e o que fazes. A verdade – verdadinha – é que me sinto em segurança. As tuas palavras têm um dinamismo, conduzindo-me a dedicar-te atenção nos melhores momentos do meu dia, como por exemplo no intervalo após almoço. Estou feliz por não te dar as sobras, o resto, o que já não quero. Falas em perseverança: isso deve ter alguma coisa a ver com este meu desejo de continuar a pertencer ao grupo daqueles que aproveitam todos os momentos para estar contigo. Dá-me vontade de te dizer AMO-TE… mas não o faço para já, pois já sei que contigo as palavras têm de levar a consequências. 
Teófilo Júnior