Sábado - 17 de novembro de 2012

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 18, 1-8

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?»


A escuta do texto faz-me recordar o meu esforço na aquisição do meu iPhone 5. Não deixei sossegar os meus pais até o possuir. E tudo por acreditar que mais cedo ou mais tarde cederiam ao meu pedido.
Recordo, ainda, os truques a que recorri até conhecer aquele rapaz  fascinante da turma ao lado. Jamais desisti de o procurar!
E que tem tudo isto a ver com esta história de gente de outras idades (juízes? viúvas?)
Afinal, orar é procurar, é encontrar? Ou ser procurado e encontrado?
E na realização deste percurso (mais extenso que o corta-mato escolar) não pode haver desistências?
Como será isso possível?
Jamais alguém desiste de procurar a sua felicidade.
O AMOR jamais desistirá de ti, nunca deixará de te procurar.
ABRE A PORTA DO TEU CORAÇÃO e DEIXA-O  entrar.
Para mim esse é o nome de DEUS!
DESCOBRE-O… Basta escutar, acolher e amar!
Rute Júnior