Sexta feira - 30 de novembro de 2012

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 4, 18-22

Caminhando Jesus ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O.

Santo do dia
S. André, Apóstolo

Andavam Simão e André lá na vidinha deles quando Tu passaste, Jesus, e à Tua palavra eles mudaram o rumo das suas vidas. Também eu andava por aqui pela escola na minha rotina igual à de tantos outros colegas da minha idade, passando a maior parte do tempo com jogos de computador super viciantes, quando vieste Tu. E dei-me conta que não passaste só por mim, passaste também junto de mais alguns colegas que, tal como eu, se deixaram atrair pelo teu encanto (que ainda não sei dizer bem qual). 
E, agora, cá estamos nós à tua volta. 
Sabes, impressionou-me terem-me dito que agora essa tua capacidade de chamar está a passar também para mim. Hoje mesmo um colega meu, com a desculpa do “não me apetece hoje” e “quero continuar a jogar à bola”, recusou um convite para estar contigo. Mas, quando fui eu a convidá-lo para participar nessa mesma reunião, pôs as desculpas de lado e veio para escutar a Tua mensagem aqui na REDE. 
Estás a ver, Jesus, afinal acho que, como dizemos aqui na escola quando começamos a entender a matéria, começo a pescar alguma coisa dessa Tua linguagem de “deixar redes… e ser pescador de homens”… 
Teófilo Júnior


Quem acredita em Cristo não será desiludido,
Mas como acreditarão se não for anunciado?
Seja o Evangelho por todo o mundo ouvido,
Pelos discípulos aos quatro ventos proclamado.

Como são belos os pés do mensageiro
Que a todos levam a mensagem da Salvação,
A Palavra que em nós deve ter lugar primeiro,
Primeiro amor, como tesouro no coração.

Para isso tantos foram chamados,
A começar por Pedro, João e Tiago.
Mas depois outros de tantos lados,
Na planura do campo ou à beira do lago.

Sem dúvida continuarão a ser pescadores,
Mas de outra forma… atraídos por Jesus, 
Ele será o primeiro entre os seus amores,
Mesmo no martírio irradiarão sua luz.
Teófilo Minga, fms