Terça feira - 11 de dezembro de 2012

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 18, 12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».


Os encontros com uma pastora marcarão para sempre a minha vida…
A pastora de que te falo é uma pessoa real, com uma segurança espantosa e é muito cuidadosa. Fez-me várias recomendações para evitar os perigos dos montes e vales.
As suas noites de verão são passadas a guiar as ovelhas até às pastagens para que se possam alimentar, pois elas não suportam o calor intenso quando o sol está mais alto. Durante o inverno leva-as a verdes prados, mesmo quando a chuva aparece e a arrefece.
Distingue todas as suas ovelhas, apesar de serem muitas. Sabe quando alguma fica para trás. É espantosa a sua capacidade de saber quando alguma ovelha lhe falta – parecem todas tão iguais -. Não te consigo explicar, mas as ovelhas conhecem-na, sentem-se seguras e deixam-se guiar por ela.
Espero que um dia encontres uma pastora ou um pastor…

Rute Júnior