Terça feira - 29 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 3, 31-35

Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus, sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta d’Ele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha Mãe e meus irmãos?» E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe».

Outras leituras do dia: Hebr 10, 1-10; Sal 39 (40), 2 e 4ab. 7-8a. 10-11


Não é preciso viver muitos anos para se perceber a mensagem que a outra pessoa nos quer comunicar.
O contacto com pessoas de outras culturas, mesmo distantes, faz-nos ver que muitas vezes usamos as mesmas palavras com significados diferentes.
A partir da mensagem deste texto, deixo-te o desafio de lançares as seguintes perguntas aos teus amigos da rede:
- Que resposta deverá ser dada à pergunta «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?» lançada por Jesus?
- Em que lugar te situas na casa? Dentro? Fora? Porquê?
- Tu também podes pertencer à família de Jesus? De que forma?

Rute Júnior


Sabemos, a Lei não conduz à perfeição,
Mesmo através do sacrifício repetido,
Ano a ano, até mesmo à exaustão,
Sem que o pecado seja redimido.

Eu venho, Deus, para fazer tua vontade,
Passaram tantos holocaustos pelo pecado,
Não passará o meu, desde toda a eternidade,
Oferta a Deus para um mundo renovado.

É o sacrifício dos últimos tempos, novo,
É o Corpo de Cristo que se oferece na Cruz,
De uma vez por todas resgata o povo
E lhe oferece para sempre a sua luz.

Que nos faz de Jesus irmão e irmãs,
Porque fazemos a vontade de Deus,
Abertos no tempo a outras manhãs,
Povo redimido a caminho dos céus.

Teófilo Minga, fms