Domingo - 10 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO V DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 5, 1-11

Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos, de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

Outras leituras do dia: Is 6, 1-2a. 3-8; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 4-5. 7c-8; 1 Cor 15, 1-11


Jesus continua atuante no nosso meio!
Estou a vê-lo a dizer a um professor experiente: aposta naquele aluno! O professor não baseado na sua experiência nem nos rótulos que o aluno foi acumulando, mas na Palavra de Jesus, investe as suas energias na motivação do aluno e na descoberta das suas capacidades. E quantas vezes eu escuto esse meu colega ou outro, a quem são dadas novas oportunidades de sucesso, dizer ao professor dedicado: afaste-se de mim, não vale a pena o tempo que perde comigo. E sei que também há outras vozes opostas às de Jesus que dizem: eles não querem aprender, não vale a pena insistir, deixa.
Por causa da Palavra de Jesus Pedro lançou as redes e ao ver a quantidade de peixe fez uma profissão de fé, reconhecendo Jesus como SENHOR, ou seja, DEUS: «Senhor, afasta-te de mim, que sou um homem pecador». Quantas vezes repetimos isto depois de reconhecermos os nossos erros. Como resposta obtemos: a aproximação de Deus que, com o seu perdão, nos reabilita para um novo começo.

Rute Júnior


Vi o Senhor, no Templo, em trono elevado,
Ouvindo os Serafins dizendo, Santo, Santo,
O Senhor Santo está solenemente sentado
E como todos ouve o eco sereno desse canto.

Medo, estou perdido, de lábios impuros,
Mas o anjo do Senhor com o carvão ardente
Por missão divina desce e os vai tornar puros,
Vou partir e dizer-Te, Senhor, a toda a gente.

Como Paulo que se considerava aborto,
Mas que na graça de Deus ressuscitou,
Deixando para trás tudo o que fora torto
Contra a Igreja de Deus que antes destroçou.

Força ingente da Palavra em pesca vazia…
Sem ânimo, à Tua Palavra lanço ainda as redes.
Porque tu o dizes, Senhor, à luz do dia,
Será outra pesca, milagrosa como vedes.

Teófilo Minga, fms