Quarta feira - 6 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 6, 1-6

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.

Outras leituras do dia: Hebr 12, 4-7. 11-15; Sal 102 (103), 1-2. 13-14. 17a e 18


Estarás a pensar o mesmo que eu? Já escutei algo semelhante no passado Domingo, dia 3. Ter-se-ão enganado na passagem do texto?! Hoje o Evangelho é segundo S. Marcos e no Domingo segundo S. Lucas!
Pela pesquisa que eu fiz não há engano. Na introdução aos Evangelhos e Atos, da Bíblia da Difusora Bíblica, podemos ler: “Por seguirem o mesmo esquema fundamental de Marcos, chamamos a Marcos, Mateus e Lucas “Evangelhos Sinópticos”; porque, se os dispusermos em colunas paralelas e fizermos deles uma leitura de conjunto, deparamos com semelhanças fundamentais e com diferenças de pormenor.”
Assim, à passagem de Marcos 6,1-6, hoje escutada, corresponde a passagem de Lucas 4,16-30, escutada nos dois últimos Domingos. Queres colaborar comigo na descoberta da Bíblia e no seguimento de Jesus?

Rute Júnior


Resisti até ao fim contra o pecado,
O senhor corrige aqueles que ama,
Procurai a paz em todo o tempo e lado,
Acolhei a graça que de Deus dimana.

E deixai-vos conduzir à santificação,
Que o sacrifício de Jesus é grande,
Aceitais, pois, e acolhei a conversão,
Jesus derramou por vós seu sangue.

Mas ensinou também pelos caminhos,
Sem esquecer a sinagoga onde entrava,
Não é aceite…Preparam coroa de espinhos
Para o crucificar. Estava a mais, estava….

Não é apenas o folho do carpinteiro?
E como tem assim tamanha sabedoria?
Em tudo pode ser considerado o primeiro,
Mas não foi profeta na sal terra, bem o sabia.

Teófilo Minga, fms