Quinta feira - 14 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 10, 1-9

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Outras leituras do dia: Act 13, 46-49; Sal 116, 1. 2


Para quem vê muitos filmes, a escuta desta passagem do Evangelho mais parece uma daquelas mensagens que os agentes especiais recebem do seu chefe! São referidos todos os pormenores relativos à missão a executar, é feito um alerta para os perigos, são descritos os objetivos da missão. Normalmente nos filmes os agentes especiais não são considerados propriamente ovelhas, nem os seu adversários lobos, mas antes agentes infiltrados com armas poderosíssimas.
Na realidade não sou agente secreto, mas sei que tenho uma missão. Ainda não descobri bem qual é… Confesso ter necessidade de dar mais tempo à descoberta da pessoa de Jesus para descobrir como me identificar com Ele e de que modo partilhar a sua mensagem perante a indiferença ao bem.

Teófilo Júnior


Em tudo são belos os pés do mensageiro
Que levam a Boa Nova à cidade de Sião,
A Palavra de Deus é para eles primeiro,
O primeiro tesouro de seu coração.

Anuncia a paz e que Deus reina no Universo,
Em Jerusalém prorrompem gritos de alegria,
Nela se reúne todo o povo que foi disperso
E que agora vê a salvação, luz de um novo dia.

Mensageiros, necessários, a messe é abundante,
Operários, talvez poucos para tamanha seara;
Rezai ao Senhor da messe em oração instante
Que mande vocações para missão tão preclara.

Parti entre os lobos, sem medo, como cordeiros,
Não leveis nem bolsa nem qualquer outra riqueza,
Apenas o Evangelho e a liberdade de obreiros
Que encontraram o grande tesouro e sua beleza.

Teófilo Minga, fms