Sábado - 2 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Evangelho segundo S. Lucas 2, 22-40

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações». Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

Outras leituras do dia: Mal 3, 1-4 ou Hebr 2, 14-18; Sal 23, 7. 8. 9. 10


Tu que navegas facilmente na rede poderás ajudar-me no meu trabalho para a disciplina de Francês, subordinado ao tema “La Chandeleur (Fête des chandelles)”. Se tiveres amigos da Guiné-Bissau dir-te-ão que no dia 2 de fevereiro celebram a festa de Nossa Senhora da Candelária. Se questionares alguns familiares teus que viveram no tempo em que não havia eletricidade, dir-te-ão que no dia 2 de fevereiro festejavam a festa da Senhora das Candeias e contar-te-ão o pormenor da bênção das velas e da procissão antes de chegar ao interior da igreja.
Hoje, 40 dias após o Natal, Jesus foi apresentado no templo por Maria e José. Fiz uma pesquisa no livro do Levítico para entender quais as leis do povo judaico a que se refere o texto do Evangelho de Lucas escutado. Jesus é a LUZ DAS NAÇÕES. Simeão e Ana perceberam-no. Também o percebem os consagrados e consagradas, cujo dia hoje se celebra. Não sabe quem são os consagrados? Eu conheço alguns, pessoas que tentam cada dia oferecer-se inteiramente a Deus, sendo mães ou pais espirituais, procurando levar a todos a tempo inteiro DEUS AMOR!

Rute Júnior


Maria e José apresentam ao Senhor
O menino… É no Templo de Jerusalém…
Oferecem duas pombas em gesto de amor.
É a lei…José e Maria cumprem também.

Ali encontram o santo profeta Simeão,
Homem de Espírito, desejava ver a Deus
Que descobre nesta criança que então
Cumula de bênçãos todos os passos seus.

Agora sim, já pode partir, viu a salvação
Trazida para Israel e todos os povos.
Este menino, fonte de alegria e de emoção,
Inaugura no tempo, os tempos novos.

Tempo em que Simeão bendiz a Maria,
A quem diz o coração ferido pela espada,
Pungente dor no eco desta profecia…
Mas Jesus cresce nesta família bem-amada.

Teófilo Minga, fms