Segunda feira - 18 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 25, 31-46

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’. Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’. Então também eles Lhe hão-de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?’ E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna».

Outras leituras do dia: Lev 19, 1-2. 11-18; Sal 18 B (19), 8. 9. 10. 15


Há pessoas que prestam determinados cuidados de saúde em ambulatórios. Num dia quente, após ter levado água aos membros de uma dessas equipas, fui surpreendida pelo médico. Disse-me: - Acabou de fazer uma obra de … Ele esperava que eu concluísse a frase. Alguns segundos de admiração e respondi: uma obra de misericórdia.?! - Sim, referiu o médico satisfeito. - Sabe as obras de misericórdia, não sabe? Prosseguiu o médico. Disse-lhe algumas e pensei em efetuar uma pesquisa para as memorizar.
Há pessoas que aprenderam as obras de misericórdia de cor. Faziam-no na catequese ou com a ajuda da família.
Hoje quero aprender bem estes versículos do capítulo 25 do Evangelho segundo S. Mateus e ajudar uma pessoa com alguma necessidade.

Rute Júnior


Sede santos porque eu, o Senhor, sou santo;
Não roubeis ou não entreis na mentira,
Isso vos rouba a beleza e todo o encanto
Que quero ver em vós e que o mundo admira.

Eu sou o Senhor… Não seja a injustiça
A cobrir o caminho dos vossos passos;
Tratai sempre o vosso próximo com justiça,
Esse é o caminho de Deus, os seus espaços.

É o caminho que vos leva à bem-aventurança:
Vinde bonditos de meu Pai, nesta horal final
Em vós não foi vão o tempo da esperança,
O bem feito aos irmãos é feito a mim, afinal.

Quando te vimos nu, faminto ou preso?
Mas então não me vistes em tantos irmãos
Que inflamaram vosso coração? Amor aceso
Que me encontrou no carinho de vossas mãos.

Teófilo Minga, fms