Terça feira - 12 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 7, 1-13

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Jesus acrescentou: «Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género».

Outras leituras do dia: Gen 1, 20 – 2, 4a; Sal 8, 4-5. 6-7. 8-9


Os interlocutores de Jesus nesta passagem de Marcos 7, 1-13 são os fariseus e os escribas. Descobri na introdução ao Novo Testamento da Difusora Bíblica que “os fariseus eram pessoas da classe média e baixa, muito devotos e cumpridores de todas as normas da Lei de Moisés. Como dominavam na Sinagoga (lugar onde se proclamava e comentava a Palavra de Deus e se fazia a oração da comunidade), mediante a sua pregação, levavam o povo a pensar do mesmo modo. Eram o grupo mais numeroso de todos. Os Doutores da Lei ou Escribas eram o grupo mais ligado ao dos Fariseus. Eram os “teólogos” do farisaísmo, mas também havia Doutores da Lei entre os Saduceus”, outro grupo do qual havemos de falar.
É espantoso ver como Jesus respondia a quem o provocava! No texto escutamos Jesus dizer: «Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos” (Cf Isaías 29,13). Jesus denunciava muitas vezes o legalismo dos fariseus que punha de parte o mais importante – o AMOR – .
Andas a estudar umas coisas, poderás dizer! Já ouvi comentários desses dirigidos a colegas meus quando abandonam o ritualismo do deixa correr e investem na sua formação. Como vês, é sempre tempo para começar de novo.

Teófilo Júnior


Deus continua a Criação, seu ato de amor
Termina no homem e mulher, sua imagem
Que, por sua vez, entram no gesto criador,
Ao longo dos tempos, no tempo da sua viagem.

Na minha bênção, multiplicai-vos, sede fecundos,
Artífices em todo o tempo de vida e criação,
Povoai desde agora os mais diversos mundos,
Fazendo deles a melodia de uma canção.

Tudo é bom, mas estai atentos à hipocrisia
Que escribas e fariseus tanto implantaram,
Roubando a espontaneidade no dia-a-dia
Dando aos outros pesos que não suportaram.

Honrai o Senhor não com os lábios, com a vida
Respeitando em tudo os mandamentos de Deus,
Orientação divina a receber e ser aprendida
Se queremos ser, na verdade, filhos seus.

Teófilo Minga, fms