Domingo - 31 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Evangelho segundo S. João 20, 1-9

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Outras leituras do dia: Act 10, 34a. 37-43; Sal 117 (118), 1-2. 16ab-17. 22-23; Col 3, 1-4 ou 1 Cor 5, 6b-8


Um dia fui procurar uma tia minha à sua casa. Levava uma menagem importante para ela. Chamava e não me respondia. A porta estava aberta. Entrei movida pela vontade de a encontrar. Ela não estava no interior da casa, mas em cada canto onde houvesse uma referência ao divino ou à santidade havia um vaso com flores. Os meus ouvidos não ouviram a tia, mas a sua mensagem penetrou o mais íntimo de mim.
Na passagem de Lucas que escutamos, o sepulcro está aberto. Pedro e o outro discípulo entram e na fé veem os sinais do Ressuscitado.

Rute Júnior


Para sempre a morte foi vencida,
A história para sempre foi resgatada,
Do sepulcro, triunfante surge a vida,
A morte hoje é o que vemos: nada!

Jesus surge vencedor, total vitória
Que nele todos estamos redimidos:
Esta é a certeza que invade a história,
Sejamos pois filhos de Deus, agradecidos.

Também para nós começa outro tempo,
Deixemos bem para longe todo o pecado
Que nos mereceu tal Redentor, atento
Em tudo, à situação de homem resgatado.

Em Jesus não há mais condenação,
Com Ele vivemos a mesma certeza
De que é Redentor, em tudo nosso irmão
Que traz à nossa vida, divina riqueza.

Teófilo Minga, fms