Sábado - 9 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 18, 9-14

Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo’. O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; mas batia no peito e dizia: ‘Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’. Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Outras leituras do dia: Os 6, 1-6; Sal 50 (51), 3-4. 18-19. 20-21


Sabemos distinguir um colega que “tem a mania” de ser bom e espertinho, de um colega humilde e sabedor.
Queremos ser do grupo dos convencidos ou daqueles que reconhecem as suas capacidades e também as suas limitações? Queremos aperfeiçoar-nos ou queremos continuar a pensar que já sabemos tudo e não precisamos que ninguém nos dê lições de vida?

Teófilo Júnior


Volta para mim Israel, conheço as tuas feridas,
Eu as tratarei com amor e todo o carinho;
Sereis então de novo felizes em vossas vidas
Que a felicidade está em fazer comigo caminho.

Deixai-vos então envolver no meu amor,
Levantai-vos e caminhai na minha presença,
Eu sou em tudo compaixão, o vosso Senhor
Que vos acolhe com misericórdia imensa.

Mas conservai entre vós a humildade
Como o publicano que se sente pecador,
Mas vem rezar ao Templo em toda a verdade,
É assim que toca o coração do seu Senhor.

Não importa o jejum do fariseu orgulhoso
Que não é como os outros, pobres coitados,
Sai o publicano perdoado pelo Deus bondoso.
Como sairá o fariseu assim tão sem pecados?

Teófilo Minga, fms