Sexta feira - 15 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 7, 1-2.10.25-30

Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». Então, em alta voz, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque d’Ele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.

Outras leituras do dia: Sab 2, 1a. 12-22; Sal 33 (34), 17-18. 19-20. 21 e 23


Hoje e amanhã escutaremos alguns versículos do capítulo 7 do Evangelho segundo S. João, o qual refere Jesus como sinal de contradição.
O presente diálogo surge por ocasião da festa dos Tabernáculos e centra-se no templo de Jerusalém.
Um grupo de pessoas que conhecem Jesus, homem de Nazaré como um judeu entre os judeus, não o reconhece como Messias.

Rute Júnior


Gente sem Deus que ataca o homem virtuoso,
Porque ele denuncia da gente a vida errada.
Mas a sua palavra é sempre dom precioso,
Lança de dois gumes, corante e altamente a afiada.

Filho de Deus, em tudo humilde e verdadeiro,
Fazendo frente a seus inimigos implacáveis,
Capaz de tudo; no sofrimento é forte e o primeiro
Mesmo se o condenam por suas palavras indesejáveis.

Figura de Cristo que permanece na Galileia,
Onde a sua pregação anuncia a vitória da paz,
Ao longe e ao largo, mas não na Judeia,
Onde é rejeitado por todo o bem que faz.

Mas Jesus continua a ensinar no Templo,
Mesmo se eles o querem matar: está decidido!
Mas a sua hora ainda não chegou; e eu contemplo
Jesus no caminho para a Paixão… dom amadurecido!.

Teófilo Minga, fms