Terça feira - 12 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 5, 1-3a.5-16

Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. Ali jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: «Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga». Mas ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Perguntaram-lhe então: «Quem é que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior». O homem foi então dizer aos judeus que era Jesus quem o tinha curado. Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus, por fazer isto num dia de sábado.

Outras leituras do dia: Ez 47, 1-9. 12; Sal 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9


No Evangelho segundo S. João, os milagres são chamados “sinais” porque nos manifestam quem é Jesus, o seu ser divino e o seu poder salvador.
Nestes três dias leremos todo o capítulo quinto do Evangelho de S. João, o sinal na piscina de Betsatá.
Hoje escutamos a descrição da cura de um paralítico na piscina de Betsatá, num sábado. Como o sábado é o dia sagrado para os judeus, estes criticam o facto da cura e procuram saber junto do curado quem o curou, ou seja, o taumaturgo.
Hoje acolho Jesus que vem ao meu encontro para curar a minha enfermidade!

Rute Júnior


Águas do Templo de leste para este correndo,
Rio que avança, onde todos encontram vida,
Árvores de fruto com folhas nunca esmorecendo,
E fruto que permanece para além de toda a medida.

Piscina de cinco pórticos, água de salvação
Para cegos e coxos vivendo entre desenganos
Que acorrem em procura de saúde; em vão
Um homem que espera há trinta e oito anos.

Jesus: “Queres sentir-te bem, filho bem-amado?”
Pergunta inútil que a resposta é clara, é SIM.
Toma o teu colchão e parte agora, já curado;
Para isso o Pai me mandou; para isso eu vim.

Falam os judeus: em dia de sábado curou;
Ele não pode fazer isso; vai contra a nossa fé.
O Conselho se reúne e eis o que decretou:
À morte do madeiro, Jesus, profeta de Nazaré.

Teófilo Minga, fms