Domingo - 26 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Evangelho segundo S. João 16, 12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».

Outras leituras do dia: Prov 8, 22-31; Sal 8, 4-5. 6-7. 8-9; Rom 5, 1-5


Na Carta Apostólica Porta Fidei de Bento XVI com a qual se proclamava o Ano da Fé (que iniciou a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013) podemos ler: “Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor” (PF 1).
Teófilo Júnior


Maravilhosa sabedoria nos caminhos de Deus,
A primeira antes de todas as obras mais antigas;
Estava junto a Ele quando já preparava os céus
E à terra e aos mares ajustava as suas medidas.

Estar com os filhos dos homens era minha alegria,
Por isso eu era para Deus presença e encanto;
Presença junto a Ele de beleza e de harmonia,
Brincando como menina em todo e qualquer canto.

Mas sabendo que somos justificados pela fé,
Pela mediação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele que foi na Palestina o pregador de Nazaré,
Anunciando o Reino como nunca antes visto.

Mas há coisas que não compreendemos agora,
Porque ainda não temos o Espírito de verdade,
Quando chegar o seu tempo e também a sua hora,
Será plenitude de compreensão e de felicidade.

Teófilo Minga, fms