Quinta feira - 23 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 9, 41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de pecado, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga». Na verdade, todos serão salgados com fogo. O sal é coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temperá-lo? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».

Outras leituras do dia: Sir 5, 1-10 (gr. 1-8); Sal 1, 1-2. 3. 4 e 6


A leitura desta passagem do Evangelho de Marcos em grupo provocou estranheza a uma colega minha. Ela escutava o texto pela primeira vez e interrogava-se sobre a violência presente na passagem: cortar a mão, cortar o pé e arrancar um olho. As notas de rodapé relativas a alguns versículos do texto ajudaram-nos a esclarecer alguns pontos. Todos reconhecemos a necessidade de fazer nova leitura, mais atenta, a fim de tentar perceber o que Jesus quereria dizer aos seus discípulos.
Os discípulos de Jesus não devem ser causa de escândalo para os mais necessitados de proteção nem se devem aproveitar da posição que ocupam. Devem ser exigentes consigo próprios e ser conscientes que através do seu exemplo atuam como o sal que dá sabor e devem colaborar na edificação da paz comunitária.

Rute Júnior


Não confieis cegamente nas riquezas,
Nem sigais as paixões do vosso coração,
Ponde antes no Senhor as vossas certezas,
Que Ele em todo o tempo vos dará a mão.

Não pequeis… embora o Altíssimo seja paciente,
No seu perdão se apaga para sempre o nosso pecado;
Olhai pois ao longe, atentos, muito atentamente,
Seguindo, outra vez, o Senhor de coração purificado.

Partilhai com todos um simples copo de água,
Simples que seja, não ficará sem a sua recompensa;
Na sua bondade, o Senhor elimina a nossa mágoa
E em vós surge, então, felicidade única, intensa.

Não escandalizeis, de modo algum, nenhum pequenino,
Porque esse é um pecado grande na face do Senhor;
Entoai antes ao Senhor, um grande e maravilhoso hino;
Convite a tornar-vos sal do mais intenso e melhor sabor.

Teófilo Minga, fms