Quinta feira - 9 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».

Outras leituras do dia: Act 18, 1-8; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4


“As tuas lágrimas converter-se-ão em pérolas de alegria” escutei um dia de um discípulo de Jesus numa celebração do sacramento da Reconciliação.
É impressionante como os momentos do nosso passado são iluminados com descobertas posteriores.
Hoje ganham novo sentido muitas das palavras que escutei no passado. São entendidas à luz da PALAVRA.
Concede-me, Senhor, o dom da serenidade e da confiança para que o meu viver esteja ancorado em Ti.

Rute Júnior


Todo o sábado se discutia na sinagoga,
Tentando evangelizar gregos e judeus,
Tentando dizer a todos, com toda a prova,
Que sem distinção somos filhos seus.

E vemos Paulo dado à Palavra totalmente,
Dando testemunho que Jesus é o Cristo,
Verdade de hoje, mas verdade de sempre,
Mesmo se para muitos é algo nunca visto.

Judeus reticentes…Vamos então aos pagãos,
Para que como Cristo, acreditem no Senhor.
Jesus ainda está, estará e dá-nos as mãos,
Para evangelizarmos com alegria e ardor.

Mas mais um pouco e não o veremos.
Vai para o Pai, como já fora dito e ouvido.
É possível então que no caminho choremos,
Mas alegria é o que finalmente nos é prometido.

Teófilo Minga, fms