Sábado - 11 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 23b-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Tenho-vos dito tudo isto em parábolas mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai. Nesse dia pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus. Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai».

Outras leituras do dia: Act 18, 23-28; Sal 46 (47), 2-3. 8-9. 10


Acabamos hoje a leitura do terceiro discurso de adeus de Jesus: a partida (João 16, 4b-33). Após a leitura do texto acima, aconselho a leitura de João16, 29-33.
No texto que escutamos a palavra Pai aparece cinco vezes. Jesus fala do Pai abertamente e já não por comparações ou figuras, porque Ele vai regressar ao Pai.
No último versículo que escutamos, apercebemo-nos da grande revelação: Jesus saiu do Pai e veio ao mundo; agora deixa o mundo e vai para o Pai.
Hoje convido-te a ler a Mensagem do Papa Emérito Bento XVI para o 47º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: «Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização». Vamos continuar a dar a conhecer o Amor de Deus neste ambiente digital!
Teófilo Júnior


Paulo parte evangelizando sempre
É a Galácia hoje, ontem foi Atenas,
Palavra de apóstolo constantemente,
Apesar de tanta dor e duras penas.

Mas vai crescendo o número de crentes,
Que outros se juntam à grande pregação.
É uma autêntica missão AD GENTES
Que abre a tantos e tantas o coração.

Missão genuína que Deus encoraja e quer,
Fruto da oração sentida a Jesus dirigida;
Pedi em meu nome a força para trazer
A verdadeira alegria em vossa nova vida.

Depois parti, arautos de nova evangelização,
- Sim, confio em vós porque o Pai vos ama,-
Dando ao mundo a alegria de nova canção,
Fruto do Evangelho que em vós dimana.

Teófilo Minga, fms