Segunda feira - 17 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 5, 38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado».

Outras leituras do dia: 2 Cor 6, 1-10; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4


A Lei de Talião – “tal e qual” – presente em Levítico 24, 17-21 e vulgarmente conhecida pela expressão “olho por olho, dente por dente” é uma das leis mais antigas. Impedia as pessoas de aplicar um castigo maior do que o mal recebido.
Os esquemas de vingança não fazem parte do dinamismo do Reino inaugurado com Jesus.
Examino a minha consciência. As atitudes de vingança têm lugar no meu viver?
Quão necessário é o encontro com Jesus para que as minhas relações humanas sejam evangélicas.

Teófilo Júnior


Colaboradores de Deus, acolhamos a sua graça
Neste tempo favorável da nossa salvação;
É o tempo de Deus que por nosso tempo passa,
Vamos enriquecê-lo com toda a boa ação.

Que nosso ministério não seja desacreditado,
Já que somos os ministros do Senhor Deus;
Evitemos em tudo, todo e qualquer pecado,
Não chamemos sobre nós a ira dos céus.

Não digais como os antigos: dente por dente.
Não! Perante o mal sabei resistir com o bem,
Para com todos tende um olhar clemente,
Acolhei a todos com amor de verdadeira mãe.

Ultrapassai o comportamento dos antigos,
Não vos deixeis modelar pelo “homem velho”.
Foi sempre o que pedi a todos os meus amigos,
O homem novo é o coração do meu Evangelho.

Teófilo Minga, fms