Sexta feira - 21 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 6, 19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!».

Outras leituras do dia: 2 Cor 11, 18. 21b-30; Sal 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7


O discípulo de Jesus, qualquer que seja a sua idade, o seu estado e a sua especificidade segue a Luz e rejeita tudo o que descentra do Tesouro que é o Reino de Deus.
A alegria da descoberta do Tesouro e a opção pelo mesmo leva-o a viver feliz. Esta felicidade não é sinónimo de facilidade!
Não sejamos incrédulos, mas deixemo-nos iluminar pela Luz do Ressuscitado!

Teófilo Júnior


Falarei como insensato ao me gloriar,
Pois como eles sou descendente de Abraão,
Sou ministro de Cristo para o proclamar
Que por Ele se abrasa e arde meu coração.

Mais do que eles, eu sofri muitos perigos,
Perigos nos rios, dos gentios e dos ladrões,
Por muitos lados despertaram tantos inimigos,
Para quem eu era o alvo de suas atenções.

Mas sempre Deus foi, e há-de ser meu tesouro,
Tesouro do Céu que me enche e me conduz,
O que a traça não mata, melhor que o ouro,
Sou, na verdade, um apaixonado de Jesus.

Onde está meu tesouro, está meu coração,
A lâmpada do meu corpo são meus olhos.
Invoco meu Senhor em profunda oração
E me faz ultrapassar sofrimentos e escolhos.

Teófilo Minga, fms