Quarta feira - 3 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 20, 24-29

Naquele tempo, Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto»

Outras leituras do dia: Ef 2, 19-22; Sal 116, 1. 2

Santo do dia
S. Tomé, Apóstolo


Tantas vezes teimamos em não acreditar em Jesus.
Ele vem, pedagogicamente, ao nosso meio e oferece-nos a paz.
Desejo passar da incredulidade à fé? Quero fazer a experiência como o apóstolo S. Tomé?
Quero dizer a Jesus com o meu próprio viver «meu Senhor e meu Deus!»?

Teófilo Júnior


Na alegria gritam a Tomé: vimos o Senhor;
Tomé, por qualquer razão diz que não acredita,
Mergulhando os apóstolos em profunda dor,
Não espertavam tal reação, muito menos tal dita.

Quero saber onde está o lugar das suas chagas,
Para que eu seja como vós, Tome, o crente,
E dizer como vós entre planícies e fragas
O nome de Jesus por todo o lado a tanta gente.

E Jesus lhe diz: “Tomé, põe aqui as tuas mãos,
Para que me recordes e fiques sempre a meu lado,
Sem te perder em tantos sonhos vazios ou vãos
Que não te dão alegria e te deixam magoado.

Felizes, Tomé, os que acreditam sem terem visto,
Deixa-te conquistar até ao fundo do coração,
E parte depois a anunciar o Evangelho de Cristo.
Estou sempre contigo, no caminho dou-te a mão.

Teófilo Minga, fms