Quinta feira - 25 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 20, 20-28

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?». Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?». Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Bebereis do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».

Outras leituras do dia: 2 Cor 4, 7-15; Sal 125, 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6

Santo do dia
S. Tiago, Apóstolo


Pretensões de poder, pretensões de grandeza. Estas tentações atormentam, por vezes, os seguidores de Jesus. Mesmo quando somos movidos pelos ideais mais nobres, as tentações invadem-nos e, às vezes, chegam até a dividir-nos. Vêm a maior parte das vezes disfarçadas de bem.
Ajuda-me, Senhor, a servir, a “não ambicionar grandezas, nem coisas superiores a mim” (cf Sl 130,1).

Teófilo Júnior


Somos os filhos da absoluta confiança;
Somos perseguidos, mas não desamparados;
Em nosso corpo frágil irradia a esperança
Que da terra, sobre aos céus ilimitados.

Expomo-nos à morte por causa de Jesus,
Mas em nossa carne mortal está a vitória
Que nos foi oferecida no poder da Cruz:
De sofrimento tornou-se sinal de glória.

Será assim para os apóstolos, para Tiago,
Ele sonhou o prestígio em lugar primeiro;
Não compreendeu o apelo à beira do lago;
Convidava ao serviço, serviço verdadeiro.

Não sejais como os grandes chefes das nações;
O que for escravo será, de fato, o primeiro;
Eles se servem; roubam em tudo as multidões:
fazei a diferença ao irdes pelo mundo inteiro.

Teófilo Minga, fms