Segunda feira - 15 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 34 – 11, 1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não penseis que Eu vim trazer a paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada. De facto, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora da sua sogra, de maneira que os inimigos do homem são os de sua casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa». Depois de ter dado estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu dali, para ir ensinar e pregar nas cidades daquela gente.

Outras leituras do dia: Ex 1, 8-14. 22; Sal 123 (124), 1-3. 4-6. 7-8


A Palavra de Deus tem de ser escutada atentamente e meditada. Não podemos pegar em frases soltas e utilizá-las malevolamente para justificar atitudes e gestos incorretos da nossa parte.
Há obras de investigação bíblica que nos ajudam o compreender o significado das passagens e apresentam a redação mais antiga e o significado das palavras utilizados pelo autor.
E porque não investir numa dessas tantas obras neste tempo de Verão? Garanto que é investimento durável.
O texto de hoje, por exemplo, não contraria a verdade de Jesus ser homem de Paz. Lendo as notas de rodapé da nossa Bíblia, por exemplo, constamos isso mesmo.
Mas quem segue o Mestre não vive acomodado, mas inquieto, numa tensão entre a tentação para o mal e o bem, numa tensão entre o buscar-se egoisticamente a si mesmo e a entrega gratuita da sua vida a Deus.

Teófilo Júnior


Não vim trazer a paz à terra, mas a espada,
Separar até o filho do pai, a filha da mãe;
Instrução talvez para a gente ficar admirada,
Quem sabe? - mesmo surpreendida também.

Honrai pai e mãe, os que vos são queridos,
Sabeis, esse é também o meu mandamento;
A questão é apenas de escolher os preferidos,
Aqueles que amais a tempo e contratempo.

Para seguir-me, decididos, tomai vossa Cruz,
De outro modo não sereis dignos de mim,
Eu devo ser para vós a luz de toda a luz,
Vossa confiança dever ser de amar até ao fim.

Quem vos recebe é certo que a min recebe,
Como recebe aquele que me enviou também;
Mesmo um copo de água dado, que se bebe,
Dado em meu nome, a sua recompensa tem.

Teófilo Minga, fms