Segunda feira - 22 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 20, 1. 11-18

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. E ficou a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?». Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!». Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!». Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.

Outras leituras do dia: Ex 14, 5-18; Sal Ex 15, 1-2. 3-4. 5-6 ou Cant 3, 1-4a ou 2 Cor 5, 14-17

Santo do dia
S. Maria Madalena


“A minha tem sede de Deus, do Deus vivo” - versículo 3 do Salmo 42 - exprime a súplica de alguém que não está a saborear a proximidade de Deus.
O canto desta antífona do dia de Santa Madalena traduz a minha admiração por ela, pela sua vontade de sentir a presença do Mestre no seu santuário mais íntimo.
Como gostaria de sentir saudade de Deus, de sentir vontade de me encontrar com Ele, de permitir que Ele restaurasse o meu viver.

Rute Júnior


E eis um povo que se pões em fuga,
Talvez sem saber o valor da liberdade;
Termine a opressão egípcia que suga
A força de um povo que vive a metade!

Mas ei-los, os egípcios fogem atrás,
E, num momento, se veem perseguidos.
Murmuram contra Deus. “Ele, que faz?”.
Neste tempo em que nos sentimos perdidos?

Falta de confiança. Não como Madalena
Que corre ao sepulcro logo de boa manhã;
Chora, a pobre; está longe der estar serena,
Mas sabe que a sua esperança não é vã.

“Onde o puseste?”. O jardineiro era Jesus
Com afeto, a chama enfim pelo seu nome.
Então tudo se transforma e radiante luz
A torna missionária para todo o homem.

Teófilo Minga, fms