Segunda feira - 29 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 11, 19-27

Naquele tempo, muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria, para lhes apresentar condolências pela morte do irmão. Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá». Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará». Marta respondeu: «Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia». Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto?». Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo».

Outras leituras do dia: Ex 32, 15-24. 30-34; Sal 105 (106), 19-20. 21-22. 23 ou 1 Jo 4, 7-16

Santo do dia
S. Marta


Convido-te a ler João 11 onde estão incluídos os versículos que hoje escutamos.
“A Marta, em lágrimas pela morte do irmão Lázaro, Jesus diz-lhe: « Eu não te disse que, se acreditares, verás a glória de Deus? » (Jo 11, 40). Quem acredita, vê; vê com uma luz que ilumina todo o percurso da estrada, porque nos vem de Cristo ressuscitado, estrela da manhã que não tem ocaso.” (Lumen Fidei, 1)

Rute Júnior


Amai-vos uns aos outros que Deus vos ama;
Sereis então os sacramentos do seu amor.
Seja esta a verdade que o vosso amor proclama
Em todos os tempos… É o que agrada ao Senhor!

Deus nos amou tanto que enviou o seu Filho;
Se nos amamos faremos sempre sua vontade
E mostraremos ao mundo a luz do seu brilho
Que irradia entre nós a soleira da eternidade.

Tal como aconteceu a Lázaro, irmão de Maria;
Morto? Vede, só pode viver para a eternidade.
“Se tivesses estado aqui, meu irmão não morria”
Não temas: eu o ressuscitarei para tua felicidade.

É assim, quem acredita não morre eternamente,
Pela força do Filho de Deus, vindo ao mundo.
Ele é o Senhor da vida: este é o maior presente
Que Ele vos dá. Presente de amor tão profundo!

Teófilo Minga, fms