Sexta feira - 12 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».

Outras leituras do dia: Gen 46, 1-7. 28-30; Sal 36 (37), 3-4. 18-19. 27-28. 39-40


Gostaria de refletir contigo sobre prudência e simplicidade. A combinação destas duas virtudes, na vida de cada dia, torna-nos pessoas mais pacificadas e promotoras de paz. Mas a realidade mostra-nos que o nosso percurso existencial não é linear e que há momentos de fracasso, de dúvida e de extrema incerteza. Até onde fomos prudentes? Desde quando deixámos de ser simples?
No meu diálogo com Deus, mesmo momentos de aridez interior, eu acolha a sua Palavra e persevere na realização do projeto de Amor!

Rute Júnior


Estareis no meio dos lobos, como ovelhas,
Vos aconselho: sede em tudo prudentes,
Por caminhos novos ou sendas velhas,
Lembrai-vos das pombas e das serpentes.

Sereis levados à presença dos governadores,
Talvez por minha causa sereis açoitados,
O medo pode bater à porta e os temores
Poderão assaltar-vos de todos os lados.

Amigos, mesmo assim não vos preocupeis,
O Espírito está convosco e vos acompanha;
Ele, mesmo nas perseguições mais cruéis
Vale mais que os inimigos e toda a sua manha.

Perseverai até ao fim e sereis salvos,
Mesmo se odiados temei o meu nome;
Os inimigos farão de vós, frágeis alvos,
Mas confiai sempre no Filho do Homem.

Teófilo Minga, fms