Sexta feira - 5 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 9, 9-13

Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?».Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Outras leituras do dia: Gen 23, 1-4. 19 – 24, 1-8. 62-67; Sal 105 (106), 1-2. 3-4a. 4b-5


A palavra «Segue-Me» está a dar voltas e mais voltas na minha cabeça.
Que será que Jesus me quer dizer com «Segue-Me»?
Estou a descobrir que em vez de tantas questões, a resposta está em esquecer-me de mim, em levantar-me decididamente e em seguir Jesus. Mateus escutou o convite e seguiu Jesus.
Ah! Não posso duvidar do convite do Mestre no momento em que começar a ouvir as vozes opositoras.

Teófilo Júnior


Jesus passa e naturalmente convida Mateus.
É tempo de deixar o teu posto de cobrança;
Eu quero assim, Levi, que sejas um dos meus
E sejas voz, para muitos, de muita esperança.

Segue-me. Mateus se levanta e segue Jesus,
Sem medo nenhum do que tantos outros dirão.
A partir de agora, na sua vida há outra luz,
A partir de agora, outra será a sua missão.

E ei-los escandalizados, aqueles fariseus,
Porque o mestre come com os pecadores.
Come até na casa deste pobre-rico Mateus,
Cujo dinheiro era amor entre tantos amores.

É tempo de festa porque há conversão;
Vinde a mim, além de todos os preconceitos,
Sede gentes de misericórdia, de compaixão
E no Céu ficaram registados vossos feitos.

Teófilo Minga, fms