Domingo - 25 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXI DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 13, 22-30

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

Outras leituras do dia: Is 66, 18-21; Sal 116 (117), 1. 2; Hebr 12, 5-7. 11-13


Reconheço que o seguimento de Jesus é exigente?
Estou disposto a acolher a vontade de Deus e a pôr de parte os meus desejos efémeros?
Reconheço a necessidade dos que me rodeiam e estou disposto a apontar-lhes o Caminho da Vida?

Teófilo Júnior


Jesus ensina nas cidades por onde passa,
Proclamando para todos o Reino e a Salvação,
Oferecendo a todos a riqueza da sua graça
E a misericórdia infinita do seu coração.

Quantos poderão salvar-se, Senhor?
A salvação é dom, está aberta a todos;
Para todos é a chaga aberta do meu amor,
Sangue e água saíram do me lado a rodos.

Esforçai-vos por entrar pela porta estreita,
Sabeis, não basta dizer: “Senhor, Senhor”.
Fazei a vontade daquele que vos aceita
E vos convida a subir mais e melhor.

Tende o coração aberto à humanidade inteira,
Onde todos têm acolhida no abraço dado,
Amai sempre para além de toda fronteira,
Os últimos as primícias do vosso apostolado.

Teófilo Minga, fms