Quinta feira - 15 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA – SOLENIDADE

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Outras leituras do dia: Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab; Sal 44, 10. 11. 12. 16; 1 Cor 15, 20-27


No livro Teologia da Beleza, que facilmente se adquire por correio, podemos ler:
“A festa que celebramos com o nome de Assunção de Maria, o Oriente antigo chamou-a primeiramente de Dormição de Maria. Esta é uma tradição antiquíssima que não nasce da Fé do Novo Testamento mas de tradições orais que se foram desenvolvendo e de relatos de alguns evangelhos apócrifos tardios. De qualquer modo, não é difícil reconhecer neste ícone o apelo a Nascer de Novo que Jesus lança a Nicodemos ou, como veremos, a ação do braço vitorioso de Deus tantas vezes cantada na bíblia, como no Hino do Magnificat que Lucas coloca no coração e nos lábios da Mãe de Jesus”.
Rute Júnior


Maria parte, para longe, a toda a pressa,
Entra em casa de Zacarias e saúda Isabel.
Momento sublime, novo tempo que começa,
Nestas duas mulheres do povo de Israel.

Como assim que a mãe do meu Senhor me visita?
Eis-me já possuída pela força do Espírito santo.
Esta é a minha maior alegria, a maior dita.
Quero que o meu júbilo se ouça em cada canto.

A minha alma glorifica contigo o Senhor,
Esta é a canção magnífica que me vai na alma.
Tantas gerações cantarão o meu louvor,
O Senhor me fez digna de tanta palma.

Mesmo se sou apenas a humilde escrava;
Mas com ele vivo em perfeita comunhão;
A sua misericórdia nunca mais se acaba,
Não fosse ela para toda a semente de Abraão!

Teófilo Minga, fms