Quinta feira - 22 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


Virgem Santa Maria, Rainha

Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Outras leituras do dia: Is 9, 1-6; Sal 112, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8


Há oito dias celebrávamos a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria. Hoje celebramos a Virgem Santa Maria, Rainha.
Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae do Papa João Paulo II, somos exortados “à contemplação do rosto de Cristo na companhia e na escola de sua Mãe Santíssima” (RVM 3).
Numa abordagem aos mistérios da glória do Rosário podemos ler:
“Enfim, coroada de glória – como aparece no último mistério glorioso – Ela resplandece como Rainha dos Anjos e dos Santos, antecipação e ponto culminante da condição escatológica da Igreja” (RVM 23).
Rute Júnior


Do céu desce divino mensageiro,
Junto a uma Virgem de nome Maria.
É a transformação do mundo inteiro
Que o céu a imagina neste dia.

Não temas Maria; encontraste graça,
Serás instrumento no plano de salvação;
E a figura deste mundo que passa,
Passará pelo teu sim, pela tua decisão.

Serás terreno fecundo para Jesus;
Ele nascerá do teu castíssimo seio;
Por ti virá ao mundo a verdadeira luz,
Tudo é possível, não tenhas receio.

Se assim é, de Deus eis aqui a escrava.
Tudo acolho na mais pura obediência;
Faça-se em mim segundo a tua Palavra,
Toma para Ti toda a minha existência.

Teófilo Minga, fms