Quinta feira - 12 de setembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Santíssimo Nome de Maria

Evangelho segundo S. Lucas 6, 27-38

Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».

Outras leituras do dia: Col 3, 12-17; Sal 150, 1-2. 3-4. 5-6


Neste dia em que celebramos o Santíssimo Nome de Maria aqui fica um excerto de umas das homilias de S. Bernardo, abade, em louvor da Virgem Mãe:
“A Virgem Mãe é comparada muito apropriadamente a uma estrela (…)
Tu que te vês, nas flutuações deste mundo, agitado no meio das tempestades em vez de caminhar sobre terra firme, não afastes os olhos do brilho desta estrela, se não queres naufragar nas tormentas. Se se levantam os ventos das tentações (…) olha para a estrela, invoca Maria. Se és sacudido pelas vagas do orgulho ou da ambição ou da maledicência ou da inveja, olha para a estrela, invoca Maria.
Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria.”

Rute Júnior


Fazei bem aos que vos odeiam; amai os inimigos;
Texto claro como a água, mas de extrema exigência.
Há algo de extraordinário em amar apenas os amigos?
Isso apenas, não vai transformar nossa existência.

É preciso muita coragem para este ensinamento;
Abençoai todos aqueles que vos amaldiçoaram;
Esta “teoria” não é normal em qualquer tempo,
O Evangelho ensina o que outros não ensinaram.

Este é o ensinamento de Jesus, sempre novo;
É verdade, não aparecia nos livros antigos;
Falavam de dente por dente na lei do povo,
Era assim a justiça para evitar maiores perigos.

Com Jesus tudo é diferente e diferente para mais;
Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso.
Apelo evangélico a ultrapassar as medidas normais
Do bom senso. Evangelho radical, sempre perigoso.

Teófilo Minga, fms