Sexta feira - 27 de setembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 9, 18-22

Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns, João Baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».

Outras leituras do dia: Ag 1, 15b – 2, 9; Sal 42 (43), 1. 2. 3. 4

Santo do dia
S. Vicente de Paulo, presbítero


Escutemos as palavras de Vicente de Paulo relativas a Jesus:
“O Filho de Deus quis ser pobre e ser representado pelos pobres. Na sua paixão, quase perdeu o aspeto de homem; apareceu como louco para os gentios e um escândalo para os judeus. Todavia, apresentou-se a estes como evangelizador dos pobres: Enviou-me para evangelizar os pobres. Também nós devemos ter os mesmos sentimentos de Cristo e imitar o que Ele fez: cuidar dos pobres, consolá-los, socorrê-los e recomendá-los.
Cristo quis nascer pobre, chamar para sua companhia discípulos pobres, servir os pobres e identificar-se com os pobres, a ponto de dizer que o bem ou o mal feito a eles o tomaria como feito a Si mesmo. Deus ama os pobres, e por conseguinte ama também aqueles que os amam.”

Rute Júnior


O novo Templo revela a glória de Deus;
Como ao sair do Egito meu espírito vos acompanha;
Convosco está o Senhor Poderoso, vindo dos Céus;
Não vos deixa; convosco continua sua façanha.

Outra vez o templo se encherá da minha glória,
E todo o país será extraordinário oásis de paz;
Sabemos, vitória de Deus é também a vossa e paz,
Sede então sacramentos de tudo o que Ele faz.

Para isso sede suas testemunhas pelo mundo,
Ide por todos os cantos até ao confins da terra,
Dizer que EU SOU, e dizê-lo de modo profundo,
Com toda a riqueza que meu ser encerra.

E em vosso apostolado de caminho universal,
Não esqueçais nunca o valor da oração;
Sou para vós o Messias de Deus e como tal,
Apresentai-me ao mundo, Deus comunhão.

Teófilo Minga, fms