Domingo - 20 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 18, 1-8

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?».

Outras leituras do dia: Ex 17, 8-13; Sal 120 (121), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8; 2 Tim 3, 14 – 4, 2


Encontrará ainda a fé sobre a terra,
Quando o Filho do Homem voltar?
Na paz serena do tempo ou na guerra,
A fé é um apelo a viver, a cultivar.

Por isso rezar sempre; e a oração
Converter-se-á em riqueza de vida
Que adquire chama no coração,
Não nos deixa por aí à deriva.

Até um mau juiz, longe de Deus
Pode escutar uma viúva insistente.
Quanto mais eu, embora lá nos céus,
Não me farei na vossa vida presente?

Vivamos pois em contato com Jesus,
Atentos a todos em seus clamores.
E tenhamos a coragem de ser sua luz,
Nesta pobre terra, cheia de horrores.

Teófilo Minga, fms