Domingo - 27 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXX DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 18, 9-14

Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos’. O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; mas batia no peito e dizia: ‘Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’. Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Outras leituras do dia: Sir 35, 15b-17. 20-22a (gr. 12-14.16-18);Sal 33 (34), 2-3. 17-18. 19 e 23; 2 Tim 4, 6-8. 16-18


Era uma vez um fariseu e um publicano,
Os dois subiram ao Templo para rezar;
Talvez fosse assim todos os dias do ano,
Oração ao Senhor para bendizer e louvar.

Mas vejamos que oração tão diferente,
A oração destes dois homens tão distantes,
Um fariseu que não é como a outra gente;
Assim se julga em todos os instantes.

Mas Jesus que lê nos corações,
Vê em tudo a total liberdade,
Mesmo a que sai destas orações,
Uma de orgulho, outra de humildade.

E o publicano sai do Templo, purificado,
Que sua oração é tão verdadeira;
E o fariseu por si mesmo exaltado,
Vai perdendo sua existência inteira.

Teófilo Minga, fms