Quinta feira - 24 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 49-53

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Outras leituras do dia: Rom 6, 19-23; Sal 1, 1-2. 3. 4 e 6

Santo do dia
S. António Maria Claret, bispo


Decidido, vim trazer o fogo à terra,
Como desejava que estivesse ardendo,
A gente, ousada, deve entrar em guerra
Contra a mediocridade que vai crescendo.

Parece duro dizer que trago a divisão;
É outro modo de dizer a responsabilidade.
No fundo vos peço que tomeis uma decisão
Para o Reino crescer em toda a verdade.

A divisão entrará em todas as casas,
A filha contra a mãe, a mãe contra a filha;
Está em causa o zelo que pede asas
E olha ao céu, onde o astro rei brilha.

Mas para além de toda a divisão,
Permanece o apelo à unidade
Que se centra no amor do coração,
Amor a Deus e a toda a humanidade.

Teófilo Minga, fms