Quarta feira - 6 de novembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 14, 25-33

Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, se mostre incapaz de a concluir e todos os que olharem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Esse homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir’. E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro a considerar se é capaz de se opor, com dez mil soldados, àquele que vem contra ele com vinte mil? Aliás, enquanto o outro ainda está longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz. Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo».

Outras leituras do dia: Rom 13, 8-10; Sal 111 (112), 1-2. 4-5. 8a e 9

Santo do dia
S. Nuno de Santa Maria, religioso


Todo o que quer ser discípulo de Jesus
Deve certamente a muitas coisas renunciar
Para em tudo ser reflexo da sua luz
E ao mundo o Evangelho proclamar.

Ser discípulo exige coragem,
Exige decisão e também ruptura:
Ser de Jesus a verdadeira imagem,
Este é um apelo que sempre dura.

Apelo que dará beleza a nossos dias,
Beleza que transforma o nosso mundo,
Trazendo-lhe verdadeiras alegrias,
Damos o que temos de mais profundo.

É uma opção só feita de amor
Que vai além de critérios sociais;
Pode exigir sacrifício e mesmo dor;
O discípulo dá sempre mais e mais.

Teófilo Minga, fms