Sábado - 21 de dezembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-45

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

Outras leituras do dia: Cânt 2, 8-14 ou Sof 3, 14-18a; Sal 32, 2-3. 11-12. 20-21


Esta é a voz do meu amado! Voz de uma canção.
Vem saltando por sobre os montes, à luz do dia.
Eu sou a esposa que abre os braços e o coração,
Para acolher o esposo em inebriante alegria.

A esposa vem porque o inverno já passou,
Aparecem agora as flores de primavera;
Encontro sonhado por quem sempre sonha
Outro tempo, prelúdio de uma nova era.

Encontros “grandes” como o de Maria e Isabel.
Maria, sem medo, vai descendo pelas montanhas.
A alma em festa, como se fosse uma lua-de-mel,
Acolhendo o dom que cresce em suas entranhas.

Donde me é dado que venha a mãe do meu Senhor?
A tua visita fez saltar em mim o fruto do meu seio.
Bem-aventurada que acreditaste e em gesto de amor
Corres para mim, trazer-me o próprio Deus. Eu creio!

Teófilo Minga, fms