Quinta feira - 9 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 4, 14-22a

Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Ele Me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graça que saía da sua boca.

Outras leituras do dia: 1 Jo 4, 19 – 5, 4; Sal 71 (72), 2. 14-15bc. 17


Ter a certeza de que o Espírito Santo habita e é senhor da minha casa, a partir do batismo, e a sua tarefa é consciencializar-me de que tenho de operar milagres por onde quer que passe: libertar os cativos das suas adversidades, iluminar os cegos que tropeçam em tantas contrariedades, aligeirar o jugo aos oprimidos pelo pecado e proclamar que a graça do Senhor nos torna seus filhos muito amados, nisto se resume o compromisso cristão. É uma missão alegre, urgente e impertinente, que recai sobre toda a Igreja. Ninguém se deve assustar com esta função: o produto de Deus é maravilhoso, mas pode não ter muita saída e pouca clientela. O verdadeiro fracasso é o medo de eu gritar essa verdade e, no anúncio, servir-me da imposição e da fraude. Os evangelizadores não são tropa de elite, mas pessoas normais, que sabem pouco acerca de Deus, mas que vivem só d’Ele e nunca deixam de o comunicar aos mais necessitados.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Devemos amar porque Deus amou primeiro;
Amar a Deus significa amar também o irmão;
Só assim, nosso amor é realmente verdadeiro;
Só assim nasce, bem fundo, lá no coração.

Amar e odiar o irmão? Isso é ser mentiroso
E não por em prática os divinos mandamentos,
Presente que Deus nos deixou de mais precioso,
Caminho de santidade em todos os momentos.

Caminho que nos dá a força do Espírito Santo,
Como deu a Jesus, ao receber a santa unção,
Que o faz mensageiro de Deus em cada canto,
Para a todos proclamar a verdadeira libertação.

Aos oprimidos restitui a desejada liberdade,
A todos grita um ano particular de graça;
Dá vista aos cegos e a todos, toda a dignidade;
É um tempo novo quando Jesus passa.

Teófilo Minga, fms