Quarta feira - 5 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 6, 1-6

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.

Outras leituras do dia: 2 Sam 24, 2. 8b-17; Sal 31 (32), 1-2. 5. 6-7

Santo do dia
S. André, Apóstolo


Apesar de os sinais serem evidentes, os nazarenos não acreditam em Jesus. O mesmo acontece hoje, no tocante à credibilidade da Igreja. As estatísticas referem que o número de pessoas atendidas e os resultados obtidos pelas obras caritativas e sociais, a cargo da comunidade cristã, são abundantes e consistentes. Mas nem por isso, abala o parecer dos não crentes. A profecia do amor não se pauta pela quantidade de actos, pois não há padrão que a meça. Devemos, pois, preocupar-nos mais com a fidelidade a Cristo do que com os eventuais louvores que emitem os espectadores e os beneficiados.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Ide fazer o recenseamento da população:
Quero saber a força da minha segurança.
David comete grande loucura em seu coração:
Esquece a Deus, nos homens sua confiança.

O profeta Gad é mensageiro do castigo.
David implora a misericórdia do Senhor;
É Ele que salva e protege de todo o perigo,
Nunca o exército, em todo o seu esplendor.

David não compreende, como os de Nazaré;
Tantos milagres feitos nessa terra, por Jesus;
Mas a gente é dura, grande é sua falta de fé,
Assim recusam a Palavra e o brilho de sua luz.

Um profeta é desprezado na sua própria terra;
Desprezam o suor de todas as suas canseiras;
Esta gente não deixara de lhe fazer guerra,
E Jesus vai dizer a Palavra, além-fronteiras.

Teófilo Minga, fms