Quinta feira - 27 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 9, 41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de pecado, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga». Na verdade, todos serão salgados com fogo. O sal é coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temperá-lo? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».

Outras leituras do dia: Tg 5, 1-6; Sal 48 (49), 14-15ab. 15cd-16. 17-18. 19-20


Não é preciso amputar qualquer membro do corpo, mas considerar como o mais sublime do mundo e da vida o seguimento fiel da mensagem cristã, a palavra de Cristo, que é o pão substancial de cada dia, que alimenta, dá sabor e nunca enjoa na caminhada da existência humana. Abster-se de ser e de tomar o pão e o vinho dos sacramentos é colocar-se em estado de anemia e em perigo de morte, pois só quem come deste pão é que tem garantida a vida eterna.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Não vos critico porque tendes a riqueza;
Critico, certamente, o mau uso que fazeis dela;
Num momento perdem toda a beleza
E a sua luz deixa de ser guia e estrela.

As vossas riqueza podem estar apodrecidas,
E as vossas ricas vestes comidas pela traça.
Porque esqueceis o clamor de tantas vidas
E dizeis não à passagem do Senhor, à sua graça?

Até um copo de água teria a sua recompensa;
E vós, ricos da terra, podereis dar muito mais!
A vossa riqueza era tão iníqua como extensa,
E fostes incapazes de ouvir tantos choros e ais!

A vossa riqueza não seja ocasião de pecado;
Nem a vossa mão, o vosso olhar ou o vosso pé.
Mais vale, é certo, entrar na vida eterna mutilado.
É uma doutrina dura: acolhei-a em atitude de fé.

Teófilo Minga, fms