Terça feira - 11 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Nossa Senhora de Lurdes

Evangelho segundo S. Marcos 7, 1-13

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Jesus acrescentou: «Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género».

Outras leituras do dia: 1 Reis 8, 22-23. 27-30; Sal 83 (84), 3. 4. 5 e 10. 11


Existem muitos cristãos praticantes, mas poucos crentes. O formalismo da observância consiste em cumprir os ritos, sem pôr em prática a lei do amor. Executa-se todo o cerimonial, mas coloca-se de lado o espírito e a verdade, que são a garantia de um culto autêntico e agradável a Deus. Antes de mais, está a pureza do coração; depois, a forma natural de observar as tradições e os costumes. A fé e a vida são inseparáveis. Não se deve dar lugar à absurda e daninha dicotomia, que pretende separar a vida cristã da moral e da fé que professamos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Salomão reza diante do altar do Senhor;
Como o Senhor não existe nenhum deus,
Nem aqui nos mares ou terras ao redor,
Nem lá em cima, nos mais altos céus.

ON Senhor é sempre e em todo fiel,
Compassivo e benevolente com o povo;
Foi sempre assim e será o Deus de Israel,
É aquele que cria e refaz tudo de novo.

Novidade que vai além de todo o ritual:
Importa lavar as mãos antes da refeição,
Se, depois, em vossa vida praticais o mal,
Amarrados que estais à vossa tradição?

Respeitai em tudo vosso pai e vossa mãe,
Ajudai aqui e sempre os mais necessitados.
Que importam os ritos se não praticais o bem?
Convertei-vos, que andais muito enganados.

Teófilo Minga, fms