Terça feira - 18 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 8, 14-21

Naquele tempo, os discípulos esqueceram-se de arranjar comida e só tinham consigo um pão no barco. Então Jesus recomendou-lhes: «Tende cuidado com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes». Eles discutiam entre si, dizendo: «Fala assim porque não temos pão». Mas Jesus ouviu-os e disse-lhes: «Porque estais a discutir que não tendes pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes o coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais quantos cestos de bocados recolhestes, quando Eu parti os cinco pães para as cinco mil pessoas?». Eles responderam: «Doze». «E quantos cestos de bocados recolhestes, quando reparti sete pães para as quatro mil pessoas?». Eles responderam: «Sete». Disse-lhes então Jesus: «Não entendeis ainda?».

Outras leituras do dia: Tg 1, 12-18; Sal 93 (94), 12-13a. 14-15. 18-19


O problema não é verificar o que aconteceu, mas confiar no Senhor. “Deus nunca te vai colocar onde o seu braço não chega nem te pode segurar”, diziam os antigos, apoiados na sabedoria dos salmos. Os discípulos e a multidão tinham-se esquecido do milagre do pão e de outras maravilhas que o Senhor realizara anteriormente. A memória da gratuidade apaga-se facilmente, enquanto que a do rancor parece persistir e vicejar. “Ainda não entendestes?” Apesar da nossa amnésia, o Mestre nunca se cansará de continuar a ministrar a todos os seus ensinamentos e a sua graça.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Feliz o homem que suporta a provação;
Vencida a prova, receberá a coroa da vida;
Será grande a alegria do seu coração,
Ao acolher em si esta coroa prometida.

Deus nãos nos tenta, que não tenta ninguém;
Também Ele não pode ser tentado pelo mal;
O convite que vos faço é apelo à prática do bem;
No caminho para Deus, aí está o grande sinal.

Tende cuidado com o fermento dos fariseus
E o fermento de Herodes, esse monstro humano;
Em tudo comportai-vos como filhos de Deus,
Dando vida ao amor que vos dou e que amo.

Porque tendes o coração tão endurecido?
Porque estais a discutir que não tendes pão?
Tendes ouvido, mas parece que não dais ouvido:
Já vos esquecestes dos sete pães em multiplicação?

Teófilo Minga, fms