Quinta feira - 27 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 14-23

Naquele tempo, Jesus estava a expulsar um demónio que era mudo. Logo que o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa».

Outras leituras do dia: Jer 7, 23-28; Sal 94 (95), 1-2. 6-7. 8-9


Não há saldos ou arranjos de última hora: ou se opta totalmente por Cristo, ou é melhor prescindir d’Ele. Não se pode esquartejar a fé em postas e apropriar-se do bocado mais apetitoso, eliminando o mais difícil de tragar. Isto não é fundamentalismo, mas fidelidade ao amor e aos preceitos de Deus. Não ponhamos em dúvida as suas palavras nem nos coloquemos ao serviço de “pseudo-senhores”, mas confessemos a nossa fé e reconheçamos as nossas debilidades. Um coração dividido é como alguém que anda permanentemente a coxear.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eu serei o vosso Deus; vós sereis o meu povo;
Sereis felizes se seguirdes os meus caminhos;
Sabeis que há nesta mensagem algo de novo;
Mensagem que vos deixo, força do meu ensino.

Mas o povo seguiu suas más inclinações,
Não prestou nenhuma atenção a voz do Senhor;
Da luz oferecida passou à pior das escuridões,
Esqueceu, de facto, a verdadeira lei do amor

Assim falam em Belzebu os do tempo de Jesus,
E pedem ainda um sinal do céu; outro sinal.
Mas eles estão de coração cerrado a toda a luz;
É um coração endurecido, habitado pelo mal.

Não pode sobreviver um reino dividido;
Olhai o Reino de Deus já chegou até vós.
Mas será que ele será por vós acolhido,
Quereis, na verdade, escutar a minha voz?

Teófilo Minga, fms