Sexta feira - 21 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 21, 33-43. 45-46

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros, e eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim mandou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Irão respeitar o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; vamos matá-lo e ficaremos com a sua herança’. Agarraram-no, levaram- no para fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam-Lhe: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos». Ao ouvirem as parábolas de Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que falava deles e queriam prendê-l’O; mas tiveram medo do povo, que O considerava profeta.

Outras leituras do dia: Gen 37, 3-4. 12-13a. 17b-28; Sal 104 (105), 16-17. 18-19. 20-21


A vinha é o Reino de Deus. O filho que vem exigir a porção que cabe ao dono é Jesus Cristo. Já sabemos a forma como foi barbaramente tratado pelos vinhateiros. A parábola tem-se repetido, ao longo da história da salvação. Os poderes deste mundo, o egoísmo, a cobiça, a hipocrisia… não se dão ao trabalho de reconhecer e saldar a dívida que mantêm para com Deus. Consideram até o Senhor um concorrente desleal, que é preciso eliminar, pelo menos, do interior das suas consciências.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


José, o filho preferido, pelos irmãos odiado,
Tanto assim que sonham tirar-lhe a vida.
Diremos que por animal feroz foi devorado,
E a sua memória será sempre esquecida.

Mas Ruem intervém para salvar o irmão,
E acabam por deitá-lo em cisterna vazia;
Com beduínos fazem comércio de ocasião,
E eis que José por vinte moedas se vendia.

Não foi diferente a sorte do filho do vinhateiro,
Embora o pais pensasse que seria respeitado.
Mas não. Dizem os malvados: este e o herdeiro!
Que de sua existência seja para sempre apagado.

A pedra rejeitada torna-se depois pedra angular.
O dono da vinha dizia: que farei a estes malvados?
Das suas mãos esta vinha que plantei vou retirar.
Querem prendê-lo. Retirou-se para outros lados.

Teófilo Minga, fms