Terça feira - 18 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 23, 1-12

Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Outras leituras do dia: Is 1, 10. 16-20; Sal 49 (50), 8-9. 16bc-17. 21 e 23

Santo do dia
S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja


A judai-vos mutuamente a levar a carga uns dos outros, dizia S. Paulo. Um peso que nem sempre é fácil de levar é o do magistério eclesial. Muitos o aceitam e desempenham gratificantemente, e bendito seja Deus por tomada de posição! É preciso tornar as cargas mais leves, para que o jugo seja mais fácil de suportar. Se se tiver de fazer uma correcção, que seja sempre de cariz fraterno; se houver que mandar, que haja caridade na transmissão da ordem e compreensão no desempenho do serviço encomendado. A perfeição e o amor requerem sempre atitudes de humildade e misericórdia.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Sodoma, olha a malícia das tuas ações,
E recusa para sempre a prática do mal;
Protege a viúva e outros em difícil situação;
Sereis assim, no mundo, meu grande sinal.

Vossos pecados ficarão brancos como a lã;
O Senhor em o poder de tudo transformar;
Tudo será diferente em tempos de amanhã,
Mas decidi-vos a voltar para mim, a voltar…

Voltai, não façais como escribas e fariseus,
Que dizem uma coisa, mas fazem diferente.
Não é essa a verdade dos filhos de Deus,
Como não é essa a verdade da minha gente.

Não chameis a ninguém, Pai ou Doutor;
Vivei constantemente na humildade;
O que for servo entre vós, será o maior:
Doutrina de Deus, a melhor verdade.

Teófilo Minga, fms