Sexta feira - 25 de abril de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 1-14

Naquele tempo, Jesus manifestou-Se novamente aos discípulos junto ao Mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia. Também estavam presentes os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes então Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. Então o discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam distantes apenas uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Logo que saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes. E, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?»: bem sabiam que era o Senhor. Então Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.

Outras leituras do dia: Act 4, 1-12; Sal 117 (118), 1-2 e 4. 22-24. 25-27a

Santo do dia
S. Marcos, Evangelista


Jesus aparece pela terceira vez aos discípulos. Mas teve que apresentar alguns sinais para terem a certeza de que Ele estava vivo e continuava a ser o centro das suas vidas. Quando as redes ficam grávidas de peixes, exclamam: ‘É o Senhor!’ Foi o discípulo amado e predilecto, João, quem deu o alerta e reconheceu o Senhor. Os outros não se atreveram a proclamá-lo, embora estivessem cientes de que era Jesus. O amor tudo explica e a tudo se expõe, para dar testemunho e dizer bem d’Aquele que amamos e com quem comprometemos a nossa vida toda.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


João e Pedro anunciam a ressurreição,
Mas logo são presos pelas autoridades;
Será assim, depois, em qualquer situação,
Que Jesus faz medo ao dizer as verdades.

Foi assim com Jesus, será com os seus seguidores;
Mas a Palavra, em todo o tempo, será anunciada,
Mesmo se por isso, sofrerão tantos dissabores,
Os discípulos do Senhor, ao longo da estrada.

O que fazemos e pelo poder do Espírito Santo,
E em nome de Jesus que vós condenastes.
Ressuscitou e a alegria nasce em cada canto,
Vem da pedra angular que vós desprezastes.

Pedra angular que se mostra a todos nós,
Companheiro de caminho em pesca milagrosa.
Queremos, agora, ser no mundo a sua voz
E dizer a todos: a Cruz é fonte de vida gloriosa.

Teófilo Minga, fms