Terça feira - 22 de abril de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 20, 11-18

Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?» Ela respondeu- lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?» Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.

Outras leituras do dia: Act 2, 36-41; Sal 32 (33), 4-5. 18-19. 20 e 22


Outra vez, a presença de uma mulher, junto do sepulcro vazio. Cristo aparece-lhe e chama Maria pelo seu nome próprio. Esta reconhece a voz familiar do Mestre e entoa o prefácio pascal frente aos apóstolos. Eles tomam conhecimento da ressurreição do Senhor, não através da sua presença física, mas graças ao testemunho de uma discípula que faz ecoar jubilosamente por toda a terra a mensagem que lhe fora ditada pelo próprio Ressuscitado.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Pedro fala à multidão, aos conterrâneos judeus,
Sobre tudo o que aconteceu com Jesus o Messias.
O crucificastes, mas ressuscitou pelo poder de Deus;
Para os habitantes de Jerusalém é tempo de alegrias.

Que havemos de fazer? Era a pergunta repetida.
Convertei-vos e em nome de Jesus sereis perdoados.
Recebei o Batismo, o sacramento da nova vida,
E caminhai, de novo, agora longe de vossos pecados.

Jesus ressuscitou; Ele pode transformar vosso destino,
Como transformou o de Maria Madalena que chora.
Como ela anunciai ao povo de Deus e cantai um hino,
Que o novo tempo que esperávamos, começa agora.

Jesus sobre ao Pai e Madalena diz: “Vi o Senhor”,
Contando aos discípulos suas lágrimas e procura.
Tudo isso era furto de um grande e intenso amor.
Foi para o Pai. Anunciemo-lo no tempo que perdura.

Teófilo Minga, fms