Quinta feira - 29 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 16-20
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».

Outras leituras do dia: Act 18, 1-8; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4


Deus falou aos homens de muitas e variadas formas. A mais clara e evidente chegou através da Palavra viva, Jesus Cristo. O Verbo encarnado continuará a iluminar a Igreja, por meio do Espírito Santo. A presença de Cristo ressuscitado revela-se na eficácia das acções que a comunidade cristã, conduzida pelo Espírito de Deus, leva a efeito, graças às obras e ministérios evangelizadores que leva a efeito.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Fracasso em Atenas, Paulo se dirige a Corinto,
Ali encontra os judeus Aquila e Priscila sua mulher;
Na pregação tudo por estes lados pode ser distinto,
Na fundação desta Igreja que Deus na cidade quer.

Paulo todos os sábados na sinagoga dissertava:
Queria provar aos judeus que Jesus era o Messias.
Mas ainda aqui, alguns dizem: como blasfemava!
Não desanima; frutos virão do que foram estes dias!

Vê-los-emos mais tarde, um pouco como Jesus.
Mais um pouco e não me vereis; mais tarde SIM.
Eu vou para o Pai; vós sereis no mundo minha luz;
É bom que eu vá; é bem melhor que seja assim.

Chorareis, é verdade, quando o mundo se alegrará;
Mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria;
Digo-vos outra vez: é bom que eu parta e que eu vá;
Virá mais tarde o Espírito Santo, vossa luz e guia.

Teófilo Minga, fms